Ordem Hospitaleira no Brasil

Ordem Hospitaleira de São João de Deus

Delegado Provincial: Ir. Augusto Vieira Gonçalves (ohbrasil@ohbrasil.org.br)

Conselheiros:
Ir. José Raimundo E. da Costa (raievan@yahoo.com.br)
Ir. João Pereira dos Santos (freijoaosantos@yahoo.com.br)

Colaboradoresda Cúria da Delegação:
Áurea Cruz - Secretária (secretaria@ohbrasil.org.br)
Endereço: Estrada Turística do Jaraguá, 2.365
05161-000 – Pirituba – São Paulo – SP

 

Conta a história...

Impunha-se que, após a restauração, fosse a Província Portuguesa que enviasse os primeiros religiosos para o  Brasil, como outrora tinha acontecido.

Em 1946, houve a primeiratentativa no hospício para os sacerdotes da diocese do Rio de Janeiro, chamado"Casa do Padre". Mais tarde pensou-se construir uma casa para nela seestabelecerem os centros de formação.

A Clínica Cirúrgica São João deDeus foi inaugurada no ano de 1955, na Rua Almirante Alexandrino - Rio deJaneiro. No entanto, sempre se reconheceu não ser aquele o ambiente indicadopara casa de formação. Esta clínica foi vendida pela Ordem, e os Irmãosretiraram-se no final de 1981.

 E longe de se perder o ânimo, em meio àstentativas de se fazer um bom trabalho, inicou-se novas obras, aliadas à novase boas ideias.....

A Ordem Hospitaleira de São Joãode Deus (OH) é uma Ordem Religiosa laical masculina da Igreja Católica,vocacionada para a promoção da saúde e ação social. Foi fundada por São João deDeus na Espanha, e aprovada canônicamente em 1572.

Tendo recebido como herança o carismada hospitalidade, a nossa missão, seguindo o exemplo do nosso fundador,consiste no serviço aos doentes e às pessoas necessitadas. Materializamos anossa maneira de viver e de agir no carisma da hospitalidade.

Atualmente a OH está presente em52 países, constituída com cerca de 1.142 Irmãos (religiosos consagrados)distribuídos em mais de 232 Comunidades, atendendo cerca de 334 ObrasApostólicas: hospitais, clínicas, centros psiquiátricos, albergues, lares,ambulatórios, ONGs e projetos sociais diversos.

Nos países onde os serviços desaúde estão bem organizados, trabalhamos em parceria com os governos: federais,estaduais e municipais. Mas, também estamos presentes em países muitonecessitados, onde os centros da Ordem atuam baseados no princípio dasubsidiariedade e movidos pelo espírito missionário.

Estamos a serviço dos doentes emgeral. Nos últimos tempos temos dedicado muito empenho à criação de unidades decuidados paliativos, portadores de HIV positivo, doentes de Alzheimer, etc.

Ao estarmos inseridos emsociedades tão diferentes, procuramos, a partir da nossa identidade de centroscatólicos, promover não só a recuperação da saúde ou a reabilitação física esocial das pessoas, mas fazer também o acompanhamento da enfermidade ou doestado de marginalização e promover a evangelização, transmitindo com a nossapalavra, mas, sobretudo com a nossa vida, a Boa Nova que Jesus Cristo trouxe aomundo.

O nosso primeiro modo deevangelizar consiste em acolher a todos, respeitando a identidade e a situação emque cada um se encontra, depois procuramos intervir no processo de aproximaçãoa Jesus Cristo, que dá sentido à vida, e à sua Igreja.

A OH tem sua sede em Roma, ondereside o Superior Geral, e organiza-se por Províncias. Cada Província épresidida por um Superior Provincial e constituída por várias Comunidades, asquais tomam conta das obras apostólicas.

Em alguns países temreconhecimento jurídico como Ordem Religiosa e em outros apenas como associaçãoou instituição civil beneficente, com fins de saúde e de assistência social.

No Brasil, somos uma Delegação da Província Portuguesa que tem sua sede em Lisboa.

 

Saiba mais sobre as Casas da Ordem Hospitaleira no Brasil.